terça-feira, 20 de março de 2012

O brincar

A atividade mais séria da criança é o BRINCAR!
Para eles é tão importante e sério como é trabalhar  para o adulto.
É no brincar que as crianças vão treinando condutas de relacionamento, afazeres domésticos, a resolver problemas etc. 
Brincando a criança imita o trabalho e os gestos do adulto.
Por isso no nosso Encantado Jardim privilegiamos o brincar livre.
Ora dentro da sala com brinquedos propícios para desenvolver a imaginação, ora no pátio verde ou no parquinho, que exige da criança um desenvolvimento motor, de equilíbrio e um corpo ativo.

Cada vez mais vemos adultos que não dominam bem seu corpo físico, sentem muitas dores nas articulações e na coluna. Não sabem cair! Como assim, há técnica para cair? Sim. É na infância que treinamos nosso corpo. Para um olho atento é possível observar que têm crianças que sabem cair. Caem e logo se levantam, sabem proteger a cabeça e o rosto. Outras que quando caem, na maioria das vezes, se machucam. Vemos uma massa que cai, não um corpo com articulações, ossos e musculatura, que se prepara para a queda.

Cada vez mais vemos crianças sem imaginação, porque seus brinquedos exigem pouco, trazem tudo pronto, não há espaço para o exercício da imaginação. A imaginação é como um músculo, se não exercitamos atrofia. Engana-se quem pensa que só artistas precisam de imaginação e criatividade em sua profissão. Todos precisam. É preciso muita criatividade para solucionar problemas, enxergar soluções e vencer desafios.

Criança que brincou é adulto feliz e saudável!

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".
Albert Einstein

Um comentário:

  1. e de pensar que ouvi muita gente falar..bom, agora chega de brincar, vamos para outra escola para aprender...santa ignorância!

    ResponderExcluir