Mesas de época

MESA DE ÉPOCA, O QUE É?

A mesa de época é a representação do macrocosmo, tanto em casa ou consultório como na sala de aula. Com ela, a criança pode vivenciar concretamente o que acontece na natureza, na vida humana e no plano espiritual.

As mesas de época são quadrimembradas no tempo e trimembradas no espaço. Na quadrimenbração, vemos representadas as estações do ano. Na trimembração: céu, terra e homem.

O ser humano deve sempre estar presente na mesa, trabalhando, pescando, soltando pipa, dançando, rezando aos mortos, assistindo ao nascimento, etc. É nele que a criança espelha a sua humanidade. Fazendo companhia ao ser humano estão as plantas, os animais e os elementos da natureza em perfeita harmonia. Os objetos que o homem construiu com sua sabedoria também podem estar presentes. O ambiente onde o homem habita é sempre bom, sempre belo e sempre verdadeiro.

O céu é povoado de seres alados, anjos, pipas, pássaros, possui as mais lindas cores, do alvorecer ao entardecer. Fica escuro na noite límpida do inverno, repleto de estrelas. É nele que surge o grande e luminoso sol do Cristo, com o cometa anunciando-o.

A terra reflete a cor dos Arcanjos, ela é repleta de segurança e firmeza. ela pode apresentar colinas, pode deixar correr rios e despencar em cachoeiras. Ela também é cultivada, tem musgo, plantinhas, faz brotar o trigo. Abriga as sementes e as folhas, pode ser seca e fofa, como a areia da praia. Está sempre apresentando as qualidades da época.

É importante que a criança aprenda a respeitar a mesa de época, não a utilizando como brinquedo.


Analisar o tempo é observar o homem em sua maior contradição: a tensão entre permanêncua e transitoriedade, vida e morte. O tempo se compõe basicamente de dois fluxos, um que começou no nascimento do indivíduo e caminha para sua morte a cada instante vivido e o outro, o tempo da terra, que se iniciou a milhões de anos atrás. Somos inseridos em um tempo/espaço já existente. Nesse sentido, posso dizer que o tempo do ser humano é um fluxo que vem do passado em direção ao futuro. O homem vive nessa falsa realidade, entre o que já passou e  está na memória e o que ainda não aconteceu.

As crianças pequenas vivem no presente constante, mas sem consciência. O tempo é melhor apreendido quando damos a ela uma referência rítmica. A mesa de época é um ótimo referencial. Neste espaço que escolhemos em algum lugar da sala, colocamos elementos e cores que trazem a época do ano e período cristão. Mas, os elementos não são escolhidos aleatoriamente, é preciso colocar elementos do mineral, vegetal, animal e do humano. 

Começamos às aulas na época das águas, verão e pré carnaval. Cores quentes para dar à criança a sensação visual do verão, um pouco do azul para trazer mais presente a água, que pode também estar presente com um aquário. Conchas, barcos, barcarolas, peixes, peixinhos, estrela-do-mar, marinheiros, pescadores, são possíveis personagens deste espaço sagrado.




A segunda época do ano letivo é a época da Páscoa. A preparação para a grande transformação. Além disso, estamos nos preparando para a chegada do outono.Trazemos para a mesa os símbolos dessa época:
ovos, e bichos que botam ovos, lagartas, borboletas, coelhos, folhas secas, trigo, a menina ou menino que está esperando os ovos chegarem... As cores vão perdendo sua intensidade e seu calor e vão para cores mais terrosas: marrom, verde musgo, ocre, laranja, vermelho.




7 comentários:

  1. Muito interessante! Adorei

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está lindo e muito esclarecedor. Você poderia escrever sobre as demais mesas de época do ano? Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar esse texto, gostaria muito de ter mais informações sobre as outras épocas do ano. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto com informações ricas. Seria ótimos termos mais informações acerca das épocas seguintes.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço muito pelos textos contendo informações ricas que tem ne ajudado muito. Gostaria de postassem modelos da estação inverno

    ResponderExcluir
  6. Oi, tbm agradeço a contribuição!o texto tá lindo! Vcs teriam um estudo sobre quais cores relacionadas com as estações / época? Obrigada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Tem a descrição das demais epocas?

    ResponderExcluir