terça-feira, 29 de maio de 2012

Brincadeiras de criança...

Esta semana é a semana internacional do brincar.
Por isso brincamos de brincadeiras esquecidas,
mas muito conhecidas,
Jogo da amarelinha e
o jogo do caracol.
Vi olhinhos curiosos, pois não sabiam brincar.
Que surpresa quando pulamos de um pé só, pegamos a pedrinha e logo ganhamos mais uma casa.
Brincadeiras simples, sem nenhuma tecnologia, mas muito importante para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança.
Então...
Vamos ao jogo de amarelinha!






segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hoje, Bolo de banana

Para começar a nossa semana, nada melhor do que começar comendo um belo bolo de banana.
Hummm!!!!!


Vamos então para a receita do Belo Bolo de Banana

Ingredientes:

5 bananas nanicas bem maduras amassadas
2 laranjas (para suco)
1 colher de chá de canela
noz moscada (opcional)
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de manteiga

Mexer bem até dissolver a manteiga



Agora vem o segredinho....
Adicionar 
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de milharina
1 colher de sobremesa (não muito cheia) de bicabornato de sódio

O importante é não mexer muito quando acrescentar os ingredientes secos, apenas misturar. Quando estiver todos os ingredientes misturados pode colocar na forma, de preferência a redonda com o furo no meio. Enfeitar com uma banana cortada em fatia e polvilhar um pouco de açúcar mascavo.

Pode acrescentar também castanhas e pedaços de chocolate.

Escolhi este bolo porque a fruta unânime de preferência é a banana, mas infelismente nem todas as crianças gostaram do bolo... Bom, mas vamos trazendo sabores diferentes.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia de Pentecostes

Depois de trabalhar com as crianças o Pentecostes e seu significado, finalizamos a época com um ritual simples. Com cuidado e carinho preparei a sala: coloquei cheiros, desenho na lousa, preparei o cantinho de época e na mesa haviam 12 velas coloridas colocadas em castiçais feitos com casca de laranja e no centro uma vela branca. As 12 velas representam os 12 apóstolos de Jesus, os 12 cavaleiros da Távola Redonda, as 12 tribos de Judá, os 12 meses do ano, os 12 zodíacos, as 12 horas do dia e da noite e os 12 gomos da laranja. Representação da parte que compõe o todo.




Com muita curiosodade, as crianças entraram na sala para ascender as velas e ouvir o verso.

Homem, olha além 
dos mares e montanhas
Além da estreita terra.

Ultrapassa, com a força de ti mesmo, 
o horizonte longínquo

Abandona as cadeias
que te prendem
do passado morto
ergue-se às serenas 
paragens

Onde os contrastes
se anulam e as diferenças se abatem
Eleva a tua voz, 
clarim do amanhã.
e canta, homem, canta o teu hino, 
glorioso hino, retumbante e feliz, 
do teu belo por vir
e grandioso destino.
 
O silêncio se instaurou na sala, o amor transbordou e depois eram risos, beijos e abraços...
 
QUE A PAZ COMECE COMIGO.
 
 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pão de mandioquinha

Nesses dias frios nada melhor que um pão quentinho na hora do lanche.
Hoje fizemos um PÃO DE MANDIOQUINHA (cenourinha amarela).
Para quem quiser repetir em casa la vai a receita...

Ingredientes:

700 gr de farinha de trigo
3 a 4 mandioquinhas
1/3 de xícara de óleo
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
2 tabletes de fermento biológico
1 gema de ovo com um pouco de café (para pincelar)

Mode de preparo:

Fazer a "esponja". Quando vou fazer pão gosto de fazer a esponja, acho que assim o pão fica bem leve. Para fazê-la primeiro eu amorno a água e dissolvo o fermento com o açúcar. O açúcar serve de catalizador do fermento, ou seja, faz com que potencialise as propriedades do fermento. Coloco 500gr de farinha em uma gamela e abro um buraco para receber o fermento. Rapidamente mexo com um pouco da farinha até ganhar uma consitência mais cremosa. Deixo descançar por uns 5 minutos. Depois coloco o óleo, sal e a mandioquinha, que deverá estar com uma consistência de pure. Misturo os ingredientes com uma colher de pau ou com a mão mesmo. Vou adicionando farinha até ganhar ponto de pão (que é quando parar de grudar na mão). Faço bolinhas e pincelo com a gema e café. Deixo descançar por uns 40 min e ponho para assar. Depois é só servir.


HUMMM!!!! BOM APETITE!!!!
 


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Uma bela história para o fim de semana

As Três Linguagens

Atenção, abrir em uma nova janela.
Houve, uma vez na Suíça, um conde que tinha um filho único, mas tão obtuso que não conseguia aprender coisa alguma. Então, o rei disse-lhe:
- Escuta, meu filho, por mais que me esforce, não consigo por nada dentro da sua cabeça. Precisas ir para fora daqui, eu te confiarei a um mestre muito celebre que tentará fazer algo de ti.
O rapaz foi enviado a uma cidade estranha e hospedou-se na casa do mestre durante ano inteiro. Passado esse tempo, voltou para a casa do pai e este perguntou-lhe:
- Então, meu filho, o que aprendestes?
- Meu pai, aprendi o que latem os cachorros, respondeu o rapaz.
- Misericórdia divina! _brandou o pai_ foi tudo que aprendestes? Vou mandar-te para casa de outro mestre, em outra cidade.
O rapaz foi e passou um ano na casa do segundo mestre. Voltando daí a um ano para casa, o pai perguntou-lhe:
- Que aprendeste, meu filho?
- Meu pai, aprendi o que dizem os passarinhos – respondeu ele.
Zangadíssimo, o pai então gritou:
- O perdição humana. Perdestes um tempo precioso e nada aprendestes? E não te envorganhas de aparecer ante dos meus olhos? Vou mandar-te a um terceiro mestre, se desta vez não aprenderes nada, não quero mais, ser teu pai.
O filho permaneceu um ano inteiro com o terceiro mestre; quando voltou para casa, o pai perguntou-lhe.
- Vejamos, meu filho, que aprendestes?
- Meu pai – respondeu ele – neste ano aprendi o que coaxam as rãs.
O pai, então louco de raiva, levantou-se de um salto, chamou a criadagem e disse:
- Este homem não é amis meu filho; expulso-o de minha casa e ordeno que o leveis à floresta e o mateis.
Os criados levaram-no à floresta, mas, no momento de matá-lo condoeram-se dele e soltaram-no para que se fosse. Arrancaram os olhos e a língua de um veado, que levaram ao velho conde como testemunho.
O rapaz peregrinou durante algum tempo, por fim foi ter a um castelo onde pediu pouso para noite.
- Sim disse o castelão, mas só se quiseres pernoitar lá em baixo naquela torre. Advirto-te, porém, que latem e uivam se parar e, em determinadas horas, é preciso dar-lhes um homem que devoram imediatamente.
Em conseqüência disso, toda região vivia em luto e mergulhada na tristeza, e não havia quem pudesse solucionar o problema. O rapaz, porém, não tinha medo e disse: Irei lá com os cães que uivam, daí-me somente alguma coisa para que lhes possa atirar para que comam, a mim não farão mal algum.
Sendo essa a sua vontade, deram-lhe só a comida para os cães e o conduziram até a torre. Quando penetrou lá dentro os cães não latiram, mas abanaram amistosamente as caudas, e comeram o que lhes apresentou, sem lhe tocar um só fio de cabelo.
Na manhã seguinte, saiu de lá são e salvo para assombro geral; foi ao castelo e disse: - Os cães, na sua linguagem, revelaram-me a razão por que estão presos lá e porque causam tanto dano à região. Estão encantados e precisam guardar um grande tesouro escondido lá em baixo, na torre. E enquanto o tesouro não for desenterrado, eles não se apaziguarão e, sempre na sua linguagem, entendi o que preciso fazer.
Todos se alegrarão ao ouvir isto e o castelão propôs adotá-lo como filho se conseguisse resolver tudo da melhor maneira possível. O rapaz tornou a descer na torre e, instruído como deveria agir, desincubir-se da tarefa com felicidade depois levou para cima uma arca cheia de ouro.
A partir desse dia, nunca mais se ouviram os medonhos uivos dos cães ferozes; haviam desaparecido a região ficou livre para sempre desse flagelo.
Decorrido algum tempo, o rapaz teve a idéia de viajar a Roma. Pelo caminho, passou junto a um charco e dentro dele as rãs coaxaram seus mexericos. Aguçou o ouvido, prestando atenção ao que diziam quando percebendo que estavam a dizer, caiu em profunda tristeza e preocupação. Finalmente depois de muito andar, chegou a Roma. Lá soube que havia falecido o Papa e reinava grande incerteza entre os cardeais, que não conseguiam eleger o sucessor. Por fim, convencionaram que seria eleito aquele a quem fosse revelada, por um sinal milagroso, vontade Divina.
Justamente quando assim deliberavam, o jovem entrou na igreja e logo duas pombas brancas como neve, foram pousar em seus ombros e lá permaneceram imóveis. O clero reconheceu nisso a vontade Divina e, sem mais delongas, perguntaram-lhe se gostaria de ser o Papa. O jovem indeciso, não sabia se era digno de tal encargo, mas as pombas o persuadiram e ele respondeu que sim.
Então, foi ungido e consagrado cumpriu-se assim aquilo que, com grande consternação sua, ouvira as rãs coaxarem ao passar pelo charco. Pois elas justamente diziam que ele se tornaria o Papa.
Depois de coroado, teve de celebrar e cantar a missa, mas não sabia uma única palavra, pois jamais tinha feito isso; então as pombas permaneceram pousadas em seus ombros, o ajudaram, sussurando-lhe aos ouvidos tudo o que devia fazer e dizer.

História tirada do Site Festas Cristãs.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mandala da prosperidade

Desde o começo do ano, o trabalho com a terra e o plantio dos alimentos estão sendo vivenciados pelas crianças, nada melhor do que confeccionar com elas uma mandala da prosperidade feita de sementes, que são o símbolo da prosperidade em devir. 

Todo o trabalho foi realizado pelas crianças, desde o lixar da madeira, o pintar com terra, até a colagem das sementes.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Belas mamães...

Durante a semana foram vários preparativos. Todos em absoluto segredo!
Por isso essas lacunas no nosso diário.
No sábado, as mamães se reuniram no estacionamento e num belo trem subimos para uma bela roda de Bom dia.

Bom dia bela manhã,
Cantam conosco os passarinhos.
Em tons bem afinados, Ô Ô Ô, Ô Ô Ô

Sinto o frescor da bela manhã,
que molha a terra e enche os rios.
Bom dia belas crianças, Ô Ô Ô, Ô Ô Ô
Bom dia belas mamães, Ô Ô Ô, Ô Ô Ô
Bom dia belas professoras, Ô Ô Ô, Ô ÔÔ
Bom dia todas pessoas, Ô Ô Ô, Ô Ô Ô


Orações lidas pelas crianças do grau.

Mais uma roda fizemos. Partimos em viagem num belo trem, que parou no México, Japão, Suiça e, por fim, na África.

Passamos na ponte do Pomar.
Depois sentamos e descançamos para receber o belo colar com a pomba da paz bem no meio d coração.
Por fim, todos foram embora levando os sabores do mundo.


Deixo aqui a receita que distribuímos na saída....

PÃO DA PAZ

Ingredientes:
250 gr de Equilíbrio
50g de Dignidade
1 1/2 tablete de fermento de Amor
2 xícaras de chá de Desprendimento
5 colheres de sopa de Respeito
8 xícaras de chá de Harmonia
5 doses de Paciência
2 pitadas de Entendimento
 
Modo de preparo:
Escolha e lave o Equilíbrio e reserve. Misture levemente o Amor com as duas xícaras de Desprendimento, cubra com um pano branco e deixe descansar em um lugar morno para crescer bastante, longe das correntes de ódio e dos ventos da discórdia. Adicione o Respeito, a Dignidade, as doses de Paciência e as pitadas de Entendimento. Adicione metade da Harmonia e todo o equilíbrio reservado. Misture calmamente todos os ingredientes e amasse suavemente com as mãos sobre uma superfície polvilhada com o restante da Harmonia. Sove delicadamente a massa, incorporando sem pressa todos os elementos da receita. Procure deixar a massa macia, divida-a em três tiras compridas (passado, presente e futuro) e forme uma trança. Una as extremidades, fazendo um círculo, simbolizando a Roda da Vida, sem começo nem fim. Deixe a massa crescer em lugar abrigado até triplicar de tamanho. Quanto mais tempo vc deixar a massa descansando, mais ela crescerá e resultará num delicioso pão delicioso. Pre aqueça o forno do coração em temperatura moderada, coloque delicadamente seu pão para assar. Em pouquíssimo tempo vc terá o Pão da Paz. Reparta-o em pedaços e compartilhe com todos. Esse pão alimenta milhares de pessoas e conforta o espírito.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Todos em nome da paz


PAZ Pace PEACE Paix LAPÉ Heiwa MIR Vrede SHAMATHA Frieden PARIS Shalon PAKAJAS Linis BEKÉ Irini DAMAI Shanti TAIKA Takalog POKOJ Chinchied PAQE Miers HOA BINH